Evento SST
A finalidade do SST é a substituição dos atuais formulários utilizados para envio do Certificado de Acidente de Trabalho (CAT) e do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), garantindo mais segurança e facilidade no envio das informações
Entenda cada processo deste EVENTO.
SST NO ESOCIAL SIMPLIFICADO: OBRIGAÇÕES E EVENTOS
As obrigações de SST relacionadas ao eSocial, são, resumidamente:
- Aposentadoria especial, PPP e LTCAT;
- Exames Médicos (ASO,PCMSO);
- CAT (Comunicado de Acidente de Trabalho);
- Afastamentos e benefícios previdenciários
Todos estes quesitos estão inclusos nos eventos, como verá a seguir.
Basicamente, o profissional que presta serviços de SST para a empresa, deve saber em qual grupo ela se encaixa para que possa se atentar à 4ª fase do cronograma do eSocial, gerando os eventos respectivos.
É muito importante que, caso se sinta perdido, procure uma orientação profissional sobre o eSocial. Muitas empresas oferecem soluções em segurança e saúde através de cursos e consultorias. O eSocial para SST trouxe uma demanda ao mercado que antes não havia: a gestão de SST integrada ao eSocial para as empresas. Agora o engenheiro de segurança do trabalho e as clínicas ocupacionais precisam se adequar para que possam prestar a assessoria para os eventos do eSocial. O ideal é que as assessorias de SST ofereçam a gestão completa dos riscos, já incluindo os eventos do eSocial. Já para as clínicas do trabalho, trabalhar com convênio, oferecendo o S-2220 junto com os ASO, é uma ótima opção. Vale lembrar que para oferecer esta gestão, é preciso utilizar um software para SST que seja integrado ao eSocial.


OS EVENTOS DA 4ª FASE REFERENTES À SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO, SÃO:
• S-2210 – Comunicação de Acidente de Trabalho.
• S-2220 – Monitoramento da Saúde do Trabalhador.
• S-2240 – Condições Ambientais do Trabalho.